20080404

Erro?

ERRO:
Segundo a definição do Dicionário da Lingua Portuguesa, erro é o sinónimo masculino de:
. acto de errar;
. engano;
. equívoco;
. resultado falso;
. incorrecção;
. desvio do caminho;
. mau comportamento, desregramento;
. delito, culpa.


Dizem que o que estas duas personagens estão a viver é um erro, e que ainda vão a tempo de corrigir...
Eu chamar-lhe-ia muita coisa, mas um erro?


Creio que erro seria se uma das personagens não soubesse, não pensasse, não sentisse, não quizesse... Então haveria erro porque estaria a levar a outra personagem em engano, equívoco. E obviamente o resultado desta história, venha ela a ter o fim que tiver, seria um resultado falso.


Erro seria se esta mesma história não estivesse a ser escrita de forma igual por ambas as personagens. Nenhuma delas avança no enredo sem que a outra faça sinal de que isso é possivel ou desejável.


Erro seria saltar páginas do livro para ver o fim da história, ou então deitar fora o livro depois de já o ter comprado, sabendo de antemão o tema retratado.


Sim, houve um desvio do caminho destas personagens. Foi esse desvio que levou a escrever esta história. Este desvio não estava indicado. O caminho inicial era irregular, de terra, muito pó no ar e muito mato a desbravar. Recentemente o caminho, ainda sem indicação dos destinos possiveis, tornou-se mais plano, ainda com muitas curvas, mas o mato deu lugar à erva verde. Ainda não nasceram flores, mas a primavera também ainda não chegou.


Mau comportamento? Porque os personagens se desviaram do caminho que seguiam até então, ou porque decidiram continuar o caminho juntos?


Culpa? A culpa pressupõem o erro, mas como já expliquei, não acredito que haja erro entre estas personagens. Talvez um desajuste no cenário. Noutra vida, noutra pintura, não seria considerado erro...

Sem comentários: